Guarda Civil promove palestra sobre racismo

Publicado: 28/07/22

A Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu, na manhã desta quinta-feira (28), uma palestra em homenagem ao Julho das Pretas. O evento reuniu guardas em formação, que ouviram palestras sobre racismo, proferidas pelos agentes Ângela Oliveira e Thiago Santos. A atividade foi mediada por profissionais do Núcleo Psicossocial (Nups) da GCM, composto por psicólogos e assistentes sociais.

“A intenção é mostrar a importância de saber lidar com o outro, reconhecendo as situações de racismo. É sempre bom reforçar essa abordagem, no cuidado com os colegas e com a população”, destacou Ângela, que também é psicóloga.

A guarda municipal Cleidiane Oliveira assistiu à palestra e elogiou a iniciativa. “Com certeza vai contribuir de forma positiva para o meu trabalho. Tudo que é trazido sobre a questão, principalmente algo que trata da nossa identidade, é fundamental. A palestra traz uma conscientização mais ampla sobre o porquê de cada comportamento e como combater práticas discriminatórias. Precisamos ser antirracistas”, defendeu.

Colaborador da Gerência de Desenvolvimento Humano (GEDHU), Roberto Santos afirmou que o evento é fundamental para o trabalho do guarda municipal. “Como agentes de segurança pública, devemos pensar no combate às opressões, como o machismo e o racismo. A conscientização nos ajuda a ter uma abordagem com base no direito de respeitar o cidadão, na sua diversidade”.