Operação Arcanjo Azul já realizou mais de 3 mil patrulhamentos em oito meses

Publicado: 08/06/22

A Guarda Civil Municipal prossegue com as ações da Operação Arcanjo Azul, de reforço à segurança dos usuários do transporte público em Salvador. Diariamente, a operação mobiliza 60 agentes nos pontos de ônibus de grande fluxo na cidade. Desde que a operação foi iniciada, em agosto de 2021, até abril deste ano, foram mais de 3 mil patrulhamentos realizados em 29 mil horas de serviços prestados. Com isso, foram realizadas 23 abordagens, 52 atuações relacionadas a roubos, furtos e importunações, além de nove conduções a delegacias.

“Fizemos um mapeamento dos 30 pontos de ônibus com maior número de ocorrências, a partir de relatos feitos pelos próprios rodoviários à Secretaria de Mobilidade (Semob). A operação tem sido contínua”, explica o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

O gerente de Operações da GCM, Bruno Muniz, destaca que o reforço da atuação dos agentes nos pontos contribui para o bom funcionamento do serviço de transporte público da cidade, além de tornar os locais mais seguros para os cidadãos.

Um exemplo da atuação da ação ocorreu no mês de março, quando agentes do Grupo de Apoio ao Turista (GAT) detiveram quatro suspeitos de praticar roubo, em um ponto de ônibus na Calçada.

Na ocasião, a equipe da GCM realizava patrulhamento preventivo da Arcanjo Azul, quando localizou os criminosos a bordo de um veículo modelo Logan, de cor branca, no bairro do Pero Vaz, depois da denúncia de populares. O automóvel possuía restrição de roubo. Na abordagem, foram encontrados um simulacro de arma de fogo, um relógio e quatro celulares em posse dos suspeitos, que foram encaminhados para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, na Avenida ACM, para adoção das medidas cabíveis.