Encontro orienta jovens aprendizes para o mercado de trabalho

Publicado: 20/05/22

Integrantes do Programa Jovem Aprendiz Empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura e o Parque Social, participaram de um encontro na manhã e tarde desta quinta-feira (19), quando receberam o encaminhamento para o mercado de trabalho. A ação, em conjunto com o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aconteceu no auditório do Parque Social, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

Os 260 jovens foram divididos em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, e assistiram a palestras sobre orientação para o mercado de trabalho, como se inscrever para as vagas, além de participar de uma oficina de entrevista para o primeiro emprego. A coordenadora do programa, Katharina Pinheiro, acompanhou o encontro e afirmou que esse momento de encerramento da formação auxilia os jovens no desenvolvimento de habilidades e competências para participar de processos seletivos em empresas que façam a absorção de jovens nesta função. “A partir disso, eles conseguem se preparar para a primeira entrevista, estar à frente de recrutamento e seleção e aprender como ter e manter uma postura profissional”.

A CEO do Portal D&T, Carla Moreira, foi a primeira palestrante da manhã e cativou a atenção do público, que participou ativamente com perguntas. “Os jovens são o futuro, então é bom criar essa estrutura de orientação, para que tenhamos bons profissionais mais à frente. É importante, enquanto profissionais já estabelecidos, que a gente contribua passando nossa trajetória, como chegamos aqui”.

Experiência – A jovem Soane Freitas, de 21 anos, é uma das concluintes desta turma. Estudando psicologia, ela passou um ano e cinco meses atuando na Secretaria de Comunicação (Secom) e avaliou a passagem pela Prefeitura. “Saio com muita experiência, pois foi uma ótima oportunidade para mim. Me desenvolvi, conheci pessoas novas e eu sei que o que aprendi durante a capacitação, eu vou levar para a vida e para outros trabalhos”.

Depois de um ano e sete meses na Guarda Civil Municipal (GCM), Fabrício Carvalho, também de 21 anos, conta que foi uma experiência incrível, principalmente por ser o primeiro contato profissional, e por se sentir abrigado na secretaria onde atuou. “Foi incrível, eu ganhei uma família e adquiri muito conhecimento teórico e prático. Saio com uma bagagem de coisas positivas e um profissional melhor. Minha expectativa agora é adquirir estabilidade financeira e cursar uma faculdade, na área de letras”.

Processo seletivo –  Desde 2014, o programa Jovem Aprendiz Empreendedor oportuniza capacitação profissional para adolescentes e jovens com idades entre 14 a 22 anos e seis meses. A intenção é fortalecer o protagonismo juvenil, possibilitando o crescimento pessoal, técnico e social para o enfrentamento dos desafios na vida e no mercado de trabalho.

A metodologia aplicada tem caráter interdisciplinar, com a possibilidade de construção do projeto de vida, acompanhamento psicossocial, momentos de integração com os pais e responsáveis dos jovens e participação em atividades culturais.

Os jovens passam por processo seletivo e, após resultado da seleção, os aprovados são contratados pelo Parque Social. Eles iniciam a Capacitação Teórica, que possui conteúdos voltados para a função de auxiliar administrativo, e temas com foco no desenvolvimento pessoal dos aprendizes, com a finalidade de promover reflexões e atitudes de responsabilidade, disciplina, proatividade, autonomia, autoconfiança, agir consciente, cidadania e sustentabilidade.

Na etapa da Capacitação Prática, aplicam os conhecimentos na função de auxiliar administrativo, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. A carga horária total do Jovem Aprendiz Empreendedor é de 1.280 horas, sendo 400 horas teóricas e 880 horas de prática profissional, com entrega de certificado ao final da formação.