Projeto Borboletas alcança escolas e órgãos públicos de Salvador

Publicado: 10/05/22

O Projeto Borboletas, apoiado pela Guarda Civil Municipal (GCM), inicia, nesta quarta-feira (11), às 10h, no Colégio Central, na Avenida Joana Angélica, uma série de visitas a escolas e órgãos públicos de Salvador. Durante a caravana, agentes farão palestras e rodas de conversa abordando temas como violência, questões de gênero e construção de identidade, dentre outros.

De acordo com o psicólogo e instrutor de inteligência emocional da GCM, Antônio Lacerda, a ideia é iniciar um processo de desconstrução da violência através da comunicação direta com os jovens, para que eles se tornem agentes de mudança desse mesmo processo.

“Hoje, o que vemos é a banalização da violência, a coisificação do ser humano. A psicologia tem um papel de suma importância neste processo de ressignificação do ser humano, da sociedade, e é necessário que ela esteja presente, principalmente onde a questão financeira ainda dificulta o acesso à psicologia”, disse.

Segundo Lacerda, é importante neste momento chamar a atenção para a necessidade de estar atento aos jovens, que estão sofrendo com toda essa mudança no mundo, nos tempos atuais. Por isso, neste momento, os encontros são voltados para os estudantes nas escolas onde há um pedido por parte de professores e diretores.

Além do Colégio Central, a caravana vai desembarcar no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin, em data a ser definida. Através de rodas de conversação, o projeto pretende encurtar os caminhos que propiciem a saúde mental aos participantes.

Atendimento psicológico – Os atendimentos psicológicos oferecidos pelo projeto Borboletas são realizados com apoio da Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev), todos os sábados, das 8h às 13h, na Lagoa dos Pássaros, localizada na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no bairro do Stiep.

As sessões são individuais, com um psicólogo por paciente, e têm duração de 20 a 40 minutos. Em média, 40 pessoas são atendidas durante a manhã, após triagem feita por assistentes sociais da GCM, que também colaboram com o projeto. Mais informações podem ser obtidas através do número de WhatsApp (71) 99186-2869.