Guardas municipais empossados participam de curso de formação

Publicado: 07/04/22

Os 25 novos guardas civis municipais recém-empossados, oriundos do concurso de 2019 e 2008, realizam o curso de formação obrigatório para exercer a função. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na San Martin.

O curso de formação é direcionado ao agente, para atuação como garantidor de direitos. A capacitação é composta por 36 disciplinas teóricas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais.  Durante o curso, os novos agentes aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

O gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Rodrigo do Carmo, explicou que a matriz curricular, estabelecida pela Secretaria de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, diz que o agente necessita passar por uma capacitação mínima de 470 horas, para estar apto a exercer as atividades.

Segundo o gestor, além de formar os novos agentes para o exercício das atividades, o curso também orienta sobre as necessidades da população. “Durante a formação, os profissionais são capacitados como garantidores de direitos, assegurando ao cidadão a frequência aos espaços públicos com proteção”.

Iniciado no dia 4 de abril, a capacitação tem carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses. No primeiro mês, são ministradas apenas aulas teóricas. A partir de maio, as disciplinas práticas são introduzidas no conteúdo programático. Nesse momento, os alunos aprendem sobre defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades policiais.

Os novos agentes passam ainda por uma formação específica, para atuar no Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), uma vez que, possivelmente, ficarão lotados em áreas como Centro Histórico e Orla Marítima, a fim de reforçar o patrulhamento preventivo nesses locais.

Após o término da capacitação, previsto para julho deste ano, os novos agentes passam pelo estágio supervisionado, que dura em média 80 horas. Nessa fase, os alunos aplicam nas ruas tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula, acompanhados por um GCM mais antigo.

Excelência– O guarda municipal em formação Ravel Santiago destacou o quadro diversificado de disciplinas apresentado. “Abrange não somente a parte operacional da função, mas assuntos que trazem o conhecimento de temas, que são necessários para o convívio em sociedade, como educação financeira e direitos humanos”.

Ele avalia que o curso orienta e molda o profissional para proteger o cidadão, convivendo de maneira inteligente e pacífica com a sociedade e prestando um serviço de excelência.