Escolab tem programação especial no Dia Mundial da Água

Publicado: 23/03/22

Em celebração pelo Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), o Museu do Mar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), promoveu uma série de ações para os alunos da Escola Laboratório (Escolab) do Subúrbio 360, em Coutos. O objetivo da ação é promover conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos.

A programação, realizada para 360 estudantes do local, contou com apresentação de filmes, oficinas e palestras. A ação também teve o apoio da RedeMar, da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) e do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), pertencente à Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante o dia, os alunos da instituição puderam se aprofundar na importância do uso sustentável da água, recurso natural que exige a urgente necessidade de conservação. Nas oficinas, crianças de 7 a 12 anos aprenderam sobre como evitar a poluição e contaminação dos meios líquidos existentes no planeta. Com contação de histórias, ateliê de plástico, mostra de animais empalhados, cobras vivas e ensinamentos sobre primeiros socorros, de forma lúdica, a criançada teve um dia de muito aprendizado.

Sustentabilidade – A assistente do setor Educativo do Museu da Água, Risa Barbosa, apresentou o equipamento para a criançada e destacou a importância da preservação do recurso natural. “Esse projeto traz um pouco do que é o museu, mostrando a história do nosso idealizador Aleixo Belov, trazendo a beleza dessa estrutura até a escola. Nesta data, a ideia é ressaltar o quanto é importante preservar o meio ambiente”.

A gerente de Currículo da Smed, Luciane Costa, disse que através das oficinas e trabalhos pedagógicos, os alunos podem vivenciar a importância da preservação da água como patrimônio mundial. “Essa ação é de extrema importância, inclusive porque não é uma ação pontual. É uma atividade que é fruto de um conteúdo de aprendizagens transversais, em que a temática ambiental transpassa o currículo, envolvendo todas as áreas do conhecimento, coroando um momento de reflexão”.

A coordenadora pedagógica do Escolab, Patrícia Moreira, disse que as atividades são valiosas para o processo de aprendizagem dos alunos. “A data comemorativa serve para trabalhar em uma perspectiva de sustentabilidade, trazendo a importância da água como um recurso fundamental. É uma ação que visa a conscientização para o uso adequado desse bem, falando sobre o não desperdício, a não poluição e a preservação”.

Segurança hídrica – O comandante do Gepa, Robson Pires, ressaltou o papel da Guarda Civil Municipal (GCM) na proteção do meio ambiente. “É obrigação da Guarda Municipal, como entidade pública que possui uma unidade especializada em meio ambiente, levar para essas crianças a ideia de que um futuro sem água é um futuro difícil. Preservando a água, animais, matas é preservar a terra e a vida”.

Ao ministrar uma palestra sobre a prevenção do afogamento, o agente de salvamento aquático da Salvamar, João Alexandre, destacou a importância dos mananciais. “A água também é um ambiente de lazer gratuito, que as crianças adoram. Nosso papel é mostrar que, apesar de ser muito divertido estar no mar ou piscina, o afogamento é uma das maiores causas de morte de crianças”, explicou.  Na ocasião foi demonstrado como efetuar manobras de reanimação cardiopulmonar, para pessoas leigas e profissionais da área educacional.

O estudante Luan Soares, de 9 anos, festejou a iniciativa. “Está sendo um dia muito legal. Estamos aprendendo como cuidar da água para ter para sempre. Sem ela, não conseguimos sobreviver, por isso é importante preservá-la. Tanto as pessoas, quanto os animais e as plantas necessitam desse elemento”, disse.