GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES (GOC)

Publicado: 28/02/22

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) é composto por 15 agentes que atuam com cães, realizando patrulhamento preventivo em atividades de guarda e proteção. Os cães são utilizados como ferramenta de baixa letalidade, uma vez que os animais são treinados e têm a capacidade de imobilizar o indivíduo, sem o uso de armas.

Diariamente, os “agentes cães” recebem ensinamentos repassados pelos guardas do GOC. O adestramento é em alemão, deixando-os obedientes e disciplinados.

A equipe do GOC passa por capacitação frequente. Um dos cursos de destaque foi o de Mantrailing (busca de pessoas com odor específico, com o auxílio de cães farejadores). As ações de capacitação e treinamento geralmente ocorrem em parceria com a Polícia Militar da Bahia, além da participação de várias forças de segurança pública que atuam nessa atividade. O GOC participou de outras especializações como o Curso de Resgate, Salvamento, Busca e Treinamento com Cães de Faro.