Guarda Civil realiza palestra sobre educação ambiental em escola no Nordeste de Amaralina

Publicado: 21/03/23

Com o retorno das aulas, a GCM de Salvador deu início a mais um ciclo anual de palestras sobre meio ambiente nas escolas públicas e privadas de Salvador e região metropolitana. Hoje, as atividades foram realizadas na escola Pollynana, localizada no bairro do Nordeste de Amaralina, onde uma equipe de instrução do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) esteve com 50 crianças do nível fundamental, entre 6 e 10 anos de idade, realizando palestra sobre a fauna silvestre do município de Salvador.

Segundo o supervisor Robson Pires, essas palestras são realizadas anualmente em qualquer escola da rede pública ou privada, bastando apenas que seja solicitada à Inspetoria geral da GCM. “A dinâmica consta de exposição de alguns animais silvestres empalhados, para que as crianças possam conhecer as espécies que existem em nosso município. Durante as atividades, levamos algumas cobras exóticas, não venenosas, para que as crianças tenham um primeiro contato com esses animais tão temidos, mas que não põe em risco a vida do ser humano”, afirmou o supervisor, ao explicar que essas palestras visam despertar nas crianças o sentimento de proteção com o meio ambiente e a prevenção de futuros danos que possam ocorrer caso não se tenha uma atenção especial com o local onde habitamos. “São passados conhecimentos sobre as espécies, sua alimentação, seus hábitos, as doenças que eles podem transmitir e a punição para quem maltrata ou prende os animais silvestres. Sendo uma contribuição fundamental para a formação de pessoas conscientes e educadamente responsáveis com o meio em que todos nós vivemos”, completou Pires.

As escolas podem realizar a solicitação de palestras, através de Ofício, no E-mail: gabinete.gms@salvador.ba.gov.br.