GCM forma nova turma de agentes para atuar nas ruas de Salvador

Publicado: 27/01/23

Depois de quatro meses de treinamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) formou, na manhã desta sexta-feira (27), uma nova turma de agentes já qualificados para atuar nas ruas de Salvador. O evento aconteceu no Clube da Adelba, em Patamares, e contou com a presença de dirigentes da Prefeitura e autoridades da segurança pública, além de familiares dos novos guardas.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, este é mais um reforço para a cidade. “Esse é o complemento dos 150 guardas novos convocados pela Prefeitura. Eles agora já estão devidamente capacitados para atuar fazendo toda a atuação junto aos outros colegas nas festas populares, a exemplo de Iemanjá, Itapuã, e Carnaval, que se aproximam. É muito bom para a cidade, mais conforto e segurança para o cidadão e para o patrimônio público”.

O inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva, afirmou que é muito importante perceber o cuidado da gestão com a cidade de Salvador, investindo em segurança pública básica, com um trabalho preventivo que a Guarda faz. “São mais 40 colegas que chegam para ajudar, e eles passaram por uma amostra já no réveillon e Bonfim, e agora vão sentir o calor do trabalho no Carnaval. Desta forma, entregamos um produto cada vez melhor à cidade, para que as pessoas possam, através da presença destes agentes, aproveitar o que a cidade tem para oferecer”.

A formanda Ingrid Reis, de 26 anos, não escondia a ansiedade em se formar. “Para mim é a realização de um sonho, porque foram quatro meses intensos de treinamento e aula. Minha expectativa é poder aplicar tudo que aprendi”.

Já a nova guarda municipal Joelma Nery, de 38 anos, destacou a representatividade feminina dentro da corporação. “Estar aqui é muito importante para mim, enquanto mulher, participando de um curso em que a maioria é homem. Passamos por todos os processos sem distinção e com muito orgulho faço parte desta turma”.

O formando Tiago Lessa, de 39 anos, também demonstrou orgulho em, finalmente, se formar guarda civil. “É a realização de uma dedicação desde o concurso. Estou muito feliz, porque passei por um processo de transformação e me sinto preparado para o novo desafio, assumindo um papel importante para a sociedade. A expectativa é grande”.

Formação – O curso dos novos agentes foi iniciado em outubro, com aula inaugural na sede da instituição, na Avenida San Martin. A atividade foi coordenada pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, com carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

A parte teórica contou com 36 disciplinas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

Já as disciplinas práticas envolveram defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança.