GCM inicia curso de formação para 50 novos agentes

Publicado: 03/10/22

A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (3), a formação de 50 novos agentes, preparando os profissionais para atuação nas ruas de Salvador. A aula inaugural, ocorrida na sede da instituição, na Avenida San Martin, contou com a presença do inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

“Aqui, os alunos entendem que é uma profissão desafiadora, mas gratificante. A capacitação os transformará em civis da segurança pública, com uma responsabilidade grande para o bem-estar da sociedade”, declarou Silva.

A guarda em formação Glenda Fernanda Cruz conta que a expectativa é alta para o curso. “Espero aproveitar o máximo que puder, ouvir os instrutores e captar o máximo de informação para utilizar na minha atuação como futura guarda civil municipal”.

O colega Diego Nunes também não escondia a ansiedade pelo início da formação. “A expectativa é a melhor possível. Pretendo aproveitar todas as oportunidades de fazer um bom curso de formação e ser um bom profissional, fazendo o meu melhor para ajudar a população. Vejo a instituição com bons olhos, todos aqui são muito acolhedores”, declarou.

Dinâmica – O curso é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, e é direcionado ao agente, para atuação como garantidor de direitos. A capacitação tem carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

A parte teórica é formada por 36 disciplinas teóricas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.

Já as disciplinas práticas envolvem defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança. Em fevereiro, eles devem começar a assumir postos na cidade, com foco na região de orla e também do Comércio, onde há o projeto da instalação de uma base avançada.